quinta-feira, 31 de maio de 2012

AULA 1


ANÁLISE REAL



"Na maior parte das ciências uma geração põe abaixo o que outra construiu, e o que uma estabeleceu a outra desfaz. Somente na matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura."

Hermann Hankel (Alemanha, 1839-1873)



     A Análise ocupa-se dos estudos dos Números Reais e das Funções Reais. As ideias intuitivas do Cálculo de Isaac Newton (1643-1727) e de Gottfried Leibniz (1646-1716), como a Continuidade, Limite, Derivadas, Integrais e as Sequências de Funções, levaram os matemáticos à necessidade de demonstrações rigorosas desses resultados.

     No Programa de Iniciação Científica do IMPA, o professor Elon discorre de Função de uma Variável que se diferencia do Cálculo devido à enfase à organização lógica matemática. Ele começa o curso falando de Noção de Conjunto Finito e Infinito que depende da Noção de Número Natural e observa que a Matemática se ocupa de Números e Figuras Geométricas. Tudo que vem depois são elaborações e prolongamentos dessas duas ideias básicas. 



ANÁLISE NA RETA - PROF ELON LAGES LIMA

PROGRAMA DO IMPA DE
 INICIAÇÃO CIENTÍFICA


PRIMEIRA AULA

01/19

Publicado em 03/06/2012 por matematizare



Clique aqui para assisti à segunda aula



Um comentário:

  1. (...) penso que é "arte" E "ciência", posto que esta é por essência aquela. Toda ciência é expressão de Um Artista Maior, portanto, uso a (conjunção) aditiva, vez que a alternativa seria limitadora. Eu, particularmente, discordo da imposição de separar "conhecimento" (a ciência!) das crenças, mas respeito. O blog é BOM, tem "pegada". Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir